Cientistas desenvolvem dispositivo que detecta câncer de mama pela saliva

O filme ultrafino é capaz de encontrar uma proteína que aparece em 98% das mulheres com a doença

Os médicos são unânimes ao dizer que o diagnóstico precoce do câncer é importantíssimo para o tratamento. Ainda bem, a tecnologia acompanha essa ideia e trabalha em prol da saúde.

Isso é o que prova a equipe do Centro Tecnológico de Monterrey (México), que desenvolveu um dispositivo para identificar o tumor nas mamas através da saliva.

Através do sensor incorporado em um filme ultrafino, o gadget é capaz de detectar uma proteína conhecida como Cerb-b2. Ela é encontrada em, aproximadamente, 98% mulheres que apresentam esse câncer nos períodos iniciais

Com este aparelho “imediatamente poderia ser decidido se há esta proteína e, em consequência, quais são as probabilidades de que a pessoa esteja desenvolvendo câncer de mama”, afirmou Joaquín Oseguera, médico que lidera um grupo de pesquisa de oito pessoas na instituição universitária mexicana.

Segundo ele, é “provável” que a ideia de um dispositivo como este possa se estender a outros tipos de câncer vinculados com outras proteínas, embora ainda necessitaria “fundamentá-lo com estudos”.

Espera-se que o desenvolvimento adicional dure, pelo menos, um ano até que seja possível realizar testes com pacientes.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *